Por que temos ataques de pânico e como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar?
- Célia Fernandes
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Um momento para refletir sobre o stress, o trauma e a esperança de cura
Só recentemente, na história humana e médica, adquirimos a linguagem e a consciência necessárias para nomear e reconhecer o stress pelo que ele realmente é. Hoje, está claro que o stress é quase inevitável — uma parte natural da vida. Mas compreender as suas causas pode, de fato, trazer-nos esperança.
No fundo, o stress lembra-nos que somos programados para viver. Como a maioria dos animais, os seres humanos evoluíram com um sistema nervoso perfeitamente ajustado para sentir, responder, proteger e se adaptar. Esta inteligência biológica é o que garantiu a nossa sobrevivência. Mas quando os seus processos são interrompidos ou sobrecarregados — especialmente durante um trauma — o sistema nervoso pode reter energia não processada, o que leva a sintomas com os quais muitas pessoas convivem diariamente.

Stress na Vida Moderna
Sintomas como palpitações, ansiedade, ataques de pânico, dor crônica e SII frequentemente decorrem de tentativas incompletas do corpo de descarregar a energia nervosa de um evento traumático — ou de uma série deles. Mesmo quando a vida parece calma por fora, esses sintomas podem persistir. Você pode perguntar-se:
Por que não consigo controlar o meu stress e/ou ataques de pânico, mesmo quando nada stressante está a acontecer?
Vejamos dois motivos principais:
Pode estar a sobrecarregar o seu corpo com as suas crenças
Somos criados para nos adaptar a certas definições culturais de sucesso, relacionamentos, trabalho e identidade. Essas crenças aprendidas podem nos levar a fazer escolhas de vida que parecem boas à primeira vista, mas, internamente, nosso sistema nervoso discorda.
Pode não se sentir conscientemente pressionado, mas seu corpo está reagindo a um estilo de vida ou ambiente que não está alinhado com as suas necessidades mais profundas.
Pode não se sentir seguro o suficiente para liberar o stress
Para processar e descarregar o stress, o seu corpo precisa de segurança, conexão e descanso . Se está esgotado, sem apoio ou preso num modo de sobrevivência de longo prazo , torna-se difícil — às vezes impossível — para o seu sistema se recompor.
A verdadeira cura geralmente requer o ambiente certo , com comunicação sintonizada e uma abordagem somática (baseada no corpo) que permite que o sistema nervoso liberte a energia acumulada de forma saudável e sustentável.
Como podemos ajudá-lo?
A Medicina Chinesa dedicou séculos ao estudo de como regular o sistema nervoso e restaurar a harmonia entre corpo e mente . Enraizada na filosofia de equilíbrio e propósito, esta abordagem oferece ferramentas suaves, porém poderosas, para recuperação e crescimento.
Combinamos terapias como:
Acupuntura
Massagem
Ventosaterapia
Medicina herbal
Terapia somática
Trabalho de respiração
Juntos, estes tratamentos são adaptados à sua fisiologia e cenário emocional únicos, oferecendo um caminho em direção à resiliência, cura e maior bem-estar .
Dia Internacional do Pânico – 18 de junho
Não precisa passar por isso sozinho.
Neste Dia Internacional do Pânico, convidamo-lo a fazer uma pausa, refletir e dar um passo em direção à cura — com apoio, cuidado e sabedoria ancestral ao seu lado.